sábado, 16 de fevereiro de 2008

Como o Átomo e o Espaço influenciam na nossa Vida

Ontem de noite inqt vinha pra casa, comecei a captar um assunto interessante. Vou tentar escrever sobre ele.

É sobre Física Quântica, Mental, Mental Concreto: qual a influência do Átomo e do Espaço sobre a 3ª dimensão, e a nossa influência a partir da 3ª dimensão sobre eles.


Na vidinha medíocre q as pessoas adoram ter, o Espaço parece estar muito longe, e distante do nosso cotidiano. Mesma coisa pro Átomo, q é tão pequeno q nenhum dos nossos 5 sentidos consegue perceber ele, nem mesmo com amplificadores (a onda da luz naum reflete nele por ele ser tão pequeno). A luz naum consegue refletir nem mesmo num virus, q é composto por milhões de proteínas, q são compostos orgânicos muito complexos, formados por milhões de Átomos de carbono entre outros. Um virus parece gigante comparado com um átomo... e nem mesmo a luz consegue refletir nele...

Pra ter uma idéia do tamanho do Espaço como ele é percebido/vivenciado/observado a partir da 3ª dimensão, basta ver o video The Hubble Ultra Deep Field: the most important image ever taken

Pois então, qual a influência desses 2 "elementos" sobre nós? Oq nós temos a ver com eles?

Olhando o conhecimento já adquirido sobre Física Quântica e sobre relatividade, os poucos q eram permitidos ter acesso a eles ficavam intrigados. Já vi pessoas tentarem explicar a física quântica dizendo q se fosse possível aplicar as leis dela sobre "nosso mundo", coisas "estranhas" seriam possíveis, como atravessar paredes, tar em lugares diferentes ao mesmo tempo... E no Espaço então, se a NASA desenvolver tecnologia q pegue nosso corpo ternário e leve ele numa viagem pelo Espaço, além do nosso sistema estrelar, poderíamos viajar pro futuro (Planet of Apes) ou às vezes até pro passado. Legal né?


Mais pq essas coisas são possíveis nesses mundos minúsculo e gigantesco, e naum no "nosso"? O nosso Planeta, o nosso sistema estrelar, naum tá dentro do Espaço como todo o resto?! Afinal, toda a matéria naum é feita de Átomos?! Pq isso é impossível intão? Naum parece mais lógico essas coisas serem possíveis do q impossíveis? Naum parecemos deslocados, ou como se alguma coisa estivesse errada?

Pra quem tá alienado e eventualmente ler isso eu devo tar indo rápido d+, mais desalienar as pessoas naum é o objetivo desse texto, so bear with it :P


No Espaço, o mais próximo q nossa percepção ternária consegue chegar é olhar pra ele, como o video q eu indiquei fala. No Átomo, a tecnologia tá mais avançada. Hoje já tem muito material feito a partir da nanotecnologia, ela já é real, e esse ano vemos o lançamento do Penryn q com seus 45nm parece ser o 1º chip cujo limite de overclock é alcançado pela limitação da litografia e naum pelo excesso de calor. Se já conseguimos fazer transistors tão pequenos q as leis física quântica começa a interferir, naum estamos tão longe assim. E aí vem a idéia do modelo do computador quântico com seus qubits, bits q pode ser 1, 0, ou 1 e 0 ao mesmo tempo :roll:



Até onde eu já consegui entender, uma analogia possível é q o Átomo é como um portal. Ele é o menor elemento de Energia q consegue vibrar como matéria ternária. Qd conseguimos fazer nossa percepção chegar até ele, passando além das moléculas e a energia q faz elas interagirem entre si, e encontramos os elétrons, prótons e neutrons..., a coisa mais intrigante pros cientistas é q praticamente todo o espaço dentro do Átomo é vazio, váculo. No Espaço a mesma coisa, distâncias inimagináveis entre uma estrela e outra, inalcançáveis entre uma galáxima e outra. Recomendo mais uma vez ver o video sobre o UDF pra ter uma idéia melhor do q representa 78 bilhões de anos-luz. No Espaço tb, vácuo, uma infinidade de absolutamente nada com uma ou outra estrela aki e ali, uma ou outra q é trilhões de trilhões de trilhões. Estrelas essas q segundo os cientistas é totalmente coberta de Morte, e há alguns anos ai dakele q se atrevesse a supor alguma teoria sobre planetas girando em volta delas...

Nada - auxência de matéria ocupando o espaço, Morte - auxência de vida... Assim é o mundo dos Átomos e o Espaço quase infinito pros cientistas... "Detalhe: dizem q" "a vida" apareceu na Terra há 4 bilhões de anos como q por azar. Peraí, se a vida na Terra tem 4 bilhões e o diâmetro do Universo é 78 bilhões, quantas estrelas foram criadas e se esgotaram antes do Sol ser criado?...


Vou tentar deixar as divagações e parênteses de lado pra naum deixar o texto longo d+. Voltando à relatividade, "no espaço infinito" o tempo e o espaço naum são uniformes, eles são relativos, "dizem q" à velocidade. Pois eu abro outro parêntese de novo pra dizer q se o Nada/vácuo e a Morte existem o Estático/parado tb tem q existir!! Ora pois pois!

Como foi muito bem explicado no filme What The Bleep do We Know, principalmente a versão melhorada Down The Rabbit Hole, no século passado os cientistas já conseguiam fazer experiências com partes do Átomo e viram q o elétron, apesar de teoricamente ser matéria, às vezes se comportava como onda, o comportamento dele ficava "estranho", relativo ao tempo, e criaram todos aqueles conceitos falados no filme. Eu naum acredito q ninguém q viu o Down The Rabbit Hole naum ficou intrigado com o Dr Quantum revelando q o mundo físico é composto por elementos naum-físicos.


Volto a falar oq eu disse no início, se no átomo vale as leis da física quântica e toda a matéria é composta por átomos, pq essas leis naum valem aki? Se no Espaço tudo é relativo, pq aki todo metro tem 1 metro, pq toda hora tem 1h?

Eu naum vou explicar com muitos detalhes oq eu já sei sobre Energia, Manifestação, etc, vou resumir q até onde já consegui entender, o processo de Manifestação da Energia Imanifestada naum é imediato, ele é constituído de vários passos. Como explicado no Down The Rabbit Hole, a Energia parece se comportar de forma diferente dependendo de ter ou naum alguém observando sua Ação. Esse 'observar', tb podendo ser chamado de 'vivenciar', 'perceber', 'sentir', realmente tem efeito sobre a Energia, é um Efeito Manifestante, mesmo sendo passivo.

Na imensidão do Espaço, existem pontos minúsculos onde podemos perceber galáxias, e dentro delas outros pontos q são as estrelas, e dentro dos sistemas estrelares mais outros pontos q são os planetas, falando de forma simplificada claro. E se a igreja quiser me excomungar problema dela.

Provavelmente eu tô errado, mais meu entendimento atual é q dentro desse espaço todo, estrelas e planetas parecem ser exceção. Eles ocupam menos espaço, tem menos energia, duram menos tempo... e dentro dos sistemas estrelares as leis da física quântica e da relatividade são menos atuantes. Vale a lei da física clássica descoberta pelo Newton, q na maior parte do Espaço e do Átomo fica parecendo piada. É como se Estrelas funcionassem como os buracos negros, puxando pra elas com sua gravidade tudo q passa por perto, e tudo q entra dentro do seu campo gravitacional entrasse num mundo diferente, regido por leis diferentes (a física clássica) e nós estamos presos dentro desse "mundo alternativo", longe do "mundo real" lá de fora, alienados do TODO.

:)


Uma vez, pensando sobre esse assunto, eu encontrei uma analogia muito interessante pra entender a atuação da Energia da física quântica sobre o mundo ternário. O universo seria como um oceano, e as galáxias e estrelas seriam como os íons de sal. A "Energia naum ternária" seria a água. Olhando pra uma água salgada, a gente nem percebe os íons do sal dentro dela com 4 dos nossos sentidos, só 1 deles consegue revelar a salinidade da água.

E se nós morássemos sobre esses íons, ou melhor sobre um dos elétrons dum desses íons, o espaço entre nosso elétron até o hidrogênio ou a hidroxila ligado a ele ia ser tão grande q nem íamos perceber, ia parecer uma infinidade de espaço vazio sem fim.

Agora, e se naum conseguíssemos perceber a água, o hidrogênio e nem a hidroxila? E se desenvolvêssemos tecnologia pra amplificar nossa visão, mais ela só conseguisse ver os íons de sal e átomos de outras impurezas na água? E se a nossa percepção de tempo fosse tal, q o tempo pro nosso elétron girar em torno do núcleo levasse alguns anos? Ia parecer q tudo estaria em câmera lenta, os átomos q víssemos iam se mover muito lentamente no espaço, e a água ia parecer um espaço vazio.

Naum conseguindo perceber a água, pensaríamos q os íons estavam se movendo por si só sobre esse espaço vazio, sem nada entre eles. Mais nós sabemos q nessa analogia a água tá lá, e apesar de invisível é o movimento dela q desloca os íons pelo Espaço...


Eu acredito, q pra gente acontece dessa mesma forma. Tanto no Espaço quanto no Átomo, existe uma Energia lá, com suas propriedades e características, q nossos sentidos naum consegue perceber. Essa mesma energia, tá contida dentro de cada átomo do nosso mundo ternário, e entrelaçando as estrelas no Espaço. Ela tá em todo lugar, dentro de nós, nas paredes, na água, no ar q se desloca como vento, entre a Terra e o Sol, dentro dos sistemas estrelares, envolvendo as estrelas...

Seria muita pretenção dizer q essa "Energia invisível" fica lá (ou aki? :P ) parada sem influenciar nada. Mais lógico acreditar q ela tem um potencial imensamente superior às nossas medidas, e q nós somos tão insignificantes q as coisas aki funcionam de forma "atrofiada".

Pra ter uma idéia dum peido q essa Energia faz qd é manipulada e transformada, pra facilitar a visualização, podemos imaginar a bomba atômica, o tamanho dela antes de explodir e o efeito q ela causa qd explode. Mais eu posso garantir q isso é insignificante dentro da insignificância do q potencial dessa Energia.

É bom deixar claro q isso tudo é só uma ferramenta pra simplificar a situação e facilitar pra mim entender, pq mais uma vez como foi muito bem explicado no What The Bleep Do We Know, a nossa percepção do tempo e do espaço ternários é muito insignificante. A Energia é muito complexa pros nossos sentidos conseguir perceber ela (ou seja, naum é o universo q é muito grande ou o átomo q é muito pequeno, é a gente q naum tem capacidade pra perceber algo tão grande ou tão pequeno), então eles captam apenas uma parte do TUDO, e o nosso cérebro ainda se encarrega de resumir tudo q nossos sentidos captam pra entregar esse "resumão" pra nossa Consciência.


Por agora eu paro poraki. Talvez depois eu escrevo outro texto com mais divagações e faço uma postagem nova :P

Nenhum comentário: